quinta-feira, 12 de abril de 2012

A importância de saber a tabuada.

      Para quem estuda Matemática saber a famosa tabuada de multiplicação é fundamental. Muitos teóricos discutem sobre esta questão, seria necessário mesmo decorar a tabuada, ou seria melhor entendê-la?
    Digo que ambos são importantes, entender é fundamental, mas decorar é mais do que necessário. Pela experiência que tenho em sala de aula, os alunos começam a ter problemas quando aparecem as famosas contas de vezes e as de dividir, e este problema só é agravado porque os alunos não conhecem a tabuada de multiplicação, e quando não a conhecem, qualquer conta simples se torna tão trabalhosa que o aluno acaba por desistir. Vamos tentar entender a tabuada de vezes?

Veja a figura:

                                                                       x    x    x    x    x
                                                                       x    x    x    x    x
                                                                       x    x    x    x    x
                                                                       x    x    x    x    x


        Esta figura nos dá por exemplo o resultado de 4 x 5 = 20. Note que temos 4 linhas, cada uma contendo  5 unidades da letra x. Uma figura semelhante a esta é a que segue:

                                                                         x     x     x     x
                                                                         x     x     x     x
                                                                         x     x     x     x
                                                                         x     x     x     x
                                                                         x     x     x     x


       Repare que se virarmos a figura anterior teremos a mesma coisa, porém nesta temos 5 x 4 =20. Agora são 5 linhas, cada uma contendo 4 unidades da letra x.
        Logo de início temos a lei da comutatividade, ou seja:

                                                                5 x 4 = 4 x 5 = 20

    Quando invertemos as parcelas de uma multiplicação o resultado é exatamente o mesmo. Esses entendimentos são fundamentais, mas imagine ter que fazer um monte de x para descobrir quanto é 9 x 8. Com certeza teremos dois problemas, o primeiro é o trabalho de escrever todos, o segundo é o de contar todos, qualquer uma das duas etapas feita de modo impreciso fará com que você erre o resultado. É interessante entender, e até fazer a figura para uma primeira vez, mas e depois, você não acha mais fácil decorar?
         Com a ideia da figura e com a comutatividade, temos que decorar apenas 36 casos.

2 x 2 =   4   3 x 3 =   9   4 x 4 = 16   5 x 5 = 25   6 x 6 = 36   7 x 7 = 49         
2 x 3 =   6   3 x 4 = 12   4 x 5 = 20   5 x 6 = 30   6 x 7 = 42   7 x 8 = 56         
2 x 4 =   8   3 x 5 = 15   4 x 6 = 24   5 x 7 = 35   6 x 8 = 48   7 x 9 = 63      
2 x 5 = 10   3 x 6 = 18   4 x 7 = 28   5 x 8 = 40   6 x 9 = 54      
2 x 6 = 12   3 x 7 = 21   4 x 8 = 32   5 x 9 = 45       
2 x 7 = 14   3 x 8 = 24   4 x 9 = 36                          8 x 8 = 64    9 x 9 = 81
2 x 8 = 16   3 x 9 = 27                                                   8 x 9 = 72  
2 x 9 = 18

        Repare que não tem 5 x 4, mas tem 4 x 5 que é a mesma coisa. Também não tem 1 x 8, pois 1 x 8 = 8, assim como 1 x 9 = 9, 1 x 3 = 3 e assim por diante, a própria figura é bem simples, e não precisa ser decorada. 
    Se você souber de cabeça essas 36 combinações, conseguirá resolver todos os problemas de multiplicação e de divisão com que se deparar.
        O que está esperando? Memorize estas combinações e depois confira fazendo as figuras.

Bons estudos!!!

2 comentários:

Leonardo disse...

Interessante tal análise.
Realmente já tinha pensado, mas não sabia, são apenas 36 combinações, que apresentam uma lógica.
Parabéns Professor

Olívia Dib disse...

Concordo com vc, decorar é fundamental!!! Ótimo texto!

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